domingo, 9 de outubro de 2016

Obesidade e morte prematura

A ideia de envelhecimento atormenta-me desde criança. Nunca me lembro de gostar de fazer anos e todos o anos no meu aniversário me sinto um bocadinho em crise.

Ainda que tente não pensar assim, vejo sempre a celebração do aniversário como se fosse a celebração de menos tempo que me resta.
Ainda assim não tenho pavor da morte, tenho pavor da incapacidade. Idealmente gostaria de morrer depois dos 90 anos e de ser saudável até à morte, acho sempre uma única vida não nos dá tempo para tudo o que poderemos querer fazer com ela.

Encontrei no youtube dois filmes que me fizeram pensar nestas coisas e repensar o meu próprio estilo de vida, um é sobre a forma como a obesidade pode causar impacto no corpo fazendo-o envelhecer prematuramente e o outro é um vídeo com a autópsia duma mulher obesa onde o narrador vai relatando as diversas condições que a mulher tinha relacionadas com a obesidade.

Uma das coisas que eu costumo dizer para os outros mas sobretudo para mim mesma é que a maioria das minhas condições clínicas não são causadas pelo peso. É fácil pensar assim, pois tenho os valores todos baixos de colesterol, triglicéridos, tensão arterial... e até sou sempre ligeiramente anémica.

Contudo nos últimos tempos tenho sofrido uns abanões que me têm feito mudar  esta maneira de ver as coisas: os meus problemas dos ossos e articulações, o facto de a nutricionista me ter recomendado cirurgia bariátrica, pela segunda vez sou aconselhada por dois clínicos diferentes a realizar redução mamária pelo impacto que o peso tem na minha coluna, e os procedimentos e análises para congelamento dos ovócitos que estou a fazer por causa do síndorme dos ovários poliquísticos.

Tudo isto me fez ver que ainda que não tenha problemas de saúde de maior agora relacionados com o meu excesso de peso, tudo indica que não tardará muito até que a minha saúde se deteriore a sério.


Eu acredito que nos devemos aceitar como somos e que devemos ser felizes com o nosso aspecto qualquer que ele seja, mas também acredito que devemos ser os nossos melhores amigos e tratar de nós mesmos.

Deixo-vos aqui estes vídeos que me fizeram pensar.

Em relação às mudanças que preciso de fazer, cheguei à conclusão que sempre que tento fazer tudo duma vez falho, por isso desta vez vou começar com baby steps.







Sem comentários:

Enviar um comentário

How happy I was if I could forget

  How happy I was if I could forget How happy I was if I could forget To remember how sad I am Would be an easy adversity But the recollecti...