sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Violência doméstica e agressão sexual: concurso com representante nacional

Não é segredo que eu sou feminista por convicção. Não não sou anti homem, pelo contrário acredito que se fossemos todos feministas o mundo era um sítio melhor, para mim o feminismo faz sentido enquanto o mundo for desigual.

Neste momento e apesar de estar a mudar, as mulheres têm ainda um papel na sociedade que está longe de ser igual, quer a nível remuneratório, quer nas oportunidades mas sobretudo nas atitudes que a sociedade tem em relação às mulheres. Apesar da suposta sociedade evoluída em que vivemos ainda está enraizado na cultura que o homem deve ter um papel dominante. Eu aqui falo da regra, não da excepção.

Esta cultura transmite-se também nos casos de mortes por violência doméstica anuais, nas violações que muitas vezes são tratados como crimes menores, ou crimes em que se culpabiliza a vítima em vez de se culpabilizar o agressor. Eu sei que há casos de homens que sofrem de violência doméstica, a regra é contudo que as mulheres por serem mais fracas e sujeitas a esta mentalidade machista e patriarcal sejam as principais afectadas por este flagelo. É por isso pior quanto mais centrada no homem estiver o poder na sociedade e quanto mais machista for a organização do país.

Neste âmbito peço-vos que vejam o vídeo que se apresenta a seguir. Este é da autoria de uma amiga minha chamada Joana do Mar que ganhou o concurso nacional sobre o tema com o mesmo.

Este será também o vídeo que ela apresentará no parlamento Europeu no próximo Fevereiro, sendo parte da sua pontuação contada pela pontuação do júri e a outra parte pela popularidade do vídeo nas redes sociais ou seja, pelo número de visualizações. Por todas as razões e mais algumas apelo-vos a que vejam o vídeo e o divulguem pelos vossos contactos pedido o apoio a esta causa, esta é uma causa nobre e uma luta que deveria ser de todos nós: Erradicar a violência doméstica e a agressão sexual.

À Joana do Mar dou os meus parabéns, desejo as maiores felicidades e digo que me orgulho de ter sido sua Professora, afinal na maior parte das vezes sinto-me aluna perante a sua capacidade e sabedoria e feliz pela amizade que criámos.

https://www.youtube.com/watch?v=aoOzdxuthr0

Sem comentários:

Enviar um comentário

How happy I was if I could forget

  How happy I was if I could forget How happy I was if I could forget To remember how sad I am Would be an easy adversity But the recollecti...