quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Jeitosos que gostam de gordas: Sim ou não?

Um dia destes a navegar pela net encontrei um artigo que fala sobre a forma como alguns homens atléticos apreciam gordas e o facto de isto dever ser irrelevante para o amor próprio das mesmas.

Eu concordo com a posição da autora mas a verdade é que uma das necessidades na pirâmide de 
Maslow é a apreciação dos outros, a necessidade de estima, se a estima é por um jeitoso ou não eu acredito que conta pouco, conta especialmente que se tenha a aprovação da pessoa de quem se gosta.

Eu muitas vezes gosto de pessoas que não são o meu estereótipo de beleza masculina, na realidade aparte do loiro nunca gostei/me apaixonei de ninguém que considerasse verdadeiramente bonito, por norma separo estas duas coisas, acabo por achar algumas pessoas bonitas mas o que me atrai é muito mais a personalidade, a confiança, a inteligência, a atenção... Uma série de pequenas coisas que fazem a pessoa ser como é...

Talvez por isso acredito que escolher uma pessoa pelo seu tamanho (sendo este pequeno ou grande) é muito redutor para tudo o que a pessoa é, deve escolher-se por inteiro, somos muito mais do que o nosso  peso. 

Ainda assim muitas vezes acho que as pessoas não conseguem ver para além disso. Eu e o loiro andamos em crise há algum tempo, por razões que muito pouco têm a ver com o meu aspecto, mas é sempre na nossa diferença de aspecto que as pessoas se focam. 

Há uns tempos num jantar de Natal uma rapariga que não me conhecia de lado nenhum, com quem eu não estava sequer a falar perguntou ao loiro:

-Gostas dela?

O loiro respondeu:

-Obviously yes!

Tendo depois ficado muito incomodado com esta situação porque achou que o estavam a pôr em causa. Eu acho que quem estava a ser posta em causa era eu, as pessoas acreditam que as mulheres têm de ser bonitas e que as gordas não podem ser bonitas o suficiente para que um homem se apaixone. Quanto a isto quero desmentir os dois pontos da questão:

-  Apaixonamo-nos por pessoas não pela beleza da pessoa e quando assim é não é amor, é outra coisa. -E sim! As gordas podem ser bonitas ou feias e muitas vezes depende da pessoa que observa mais do que do que do observado, pois embora exista um sentido de beleza biológico e inato, todos nós somos o resultado dessa biologia condicionada pelo meio com gostos em parte aprendidos pelas experiências que vivemos.

Eu sinto este preconceito em relação ao tamanho vindo sobretudo de mulheres, muito mais do que de homens. E aproveito para deixar aqui uma foto de uma das pessoas que considero lindíssima, com o marido o qual a adora e tendo ela tido sempre muita facilidade em que as pessoas de fora lhe reconhecessem essa beleza. Pasme-se!! É a minha irmã e não, não é magra, ao contrário de mim sempre teve excesso de peso mas nunca deixou que isso fosse um entrave à concretização de nenhum dos seus sonhos, e apesar de mais nova, nesta como em tantas outras coisas é o meu ídolo.









Sem comentários:

Enviar um comentário

How happy I was if I could forget

  How happy I was if I could forget How happy I was if I could forget To remember how sad I am Would be an easy adversity But the recollecti...