quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Regras de moda para gordas

Existe uma ideia generalizada (que nos últimos tempos me parece mais plástica e por isso com tendência para a mudança) de que as gordas por serem gordas não devem usar as roupas que desejam.
Eu apesar de no dia a dia ser mais prática, gosto imenso de moda e este conceito revolta-me. Muitas das lojas ainda hoje têm tamanhos que não se aplicam a pessoas acima do tamanho 40 ou 42, ou seja, não têm roupa para pessoas que estejam no sobrepeso.

Ainda que existam algumas marcas de roupa mais viradas para gordos, ainda é difícil para os gordos encontrar roupas que sejam pensadas para os seus corpos em lojas ditas "normais". A primeira lufada de ar fresco neste sentido surgiu quando a H&M veio para Portugal, eu na altura não tinha nem de perto nem de longe o tamanho que tenho hoje  e ainda assim sentia dificuldade em encontrar roupa que me servisse e parecesse para a minha idade na maioria das outras lojas ditas juvenis.
Hoje em dia há mais opções e o instagram e os blogues trouxeram a possibilidade de encontrar muitas pessoas que não deixam que o corpo e o facto de não estarem de acordo com as "normas mudas" vigentes as limite no sentirem-se bem e no usarem a roupa como uma forma de expressão.

Há assim cada vez mais a necessidade de nos vermos representados por modelos reais, o que faz todo o sentido. Numa sociedade crescentemente obesa seria a "morte do artista" as lojas continuarem a produzir roupas apenas para pessoas mais magras.

E hoje encontrei o artigo que apresento abaixo, o qual gostei muito, porque em quase todas as roupas que eles dizem ser suposto assentarem em toda a gente colocam uma modelo magra e uma com um ligeiro sobrepeso.


Ser gordo já é um peso suficientemente difícil em muitas coisas, para além disso termos de usar roupas feias (especialmente o peso da não aceitação social).

Então não deixemos que o nosso tamanho nos defina, nos limite e acreditemos que o mais bonito é sentirmo-nos bonitas. O que os outros pensam... é apenas: o que os outros pensam!


Regra número 1: Sapatos rasos ficam mal em gordas.




Regra número 2: As gordas não podem usar leggings nem roupa justa.


Regra número 3: As gordas não podem mesmo usar riscas horizontais, nem mini-saias!!!



p.s. Eu não concordo com todas as roupas que eles dizem no artigo, mas devo dizer que há muitas mais que ficam bem em pessoas grandes e que não estão aí. Temos de ir experimentando e vendo o que nos faz sentir melhor.
Aproveito para me mostrar a infringir umas 10000 regras de moda para gordas, mas com roupas que me fazem sentir eu, e bonita na minha pele.



Sem comentários:

Enviar um comentário

How happy I was if I could forget

  How happy I was if I could forget How happy I was if I could forget To remember how sad I am Would be an easy adversity But the recollecti...