"É uma verdade universalmente conhecida que" os gordos odeiam o desporto!
Na realidade acho que esta é uma das falsas percepções acerca dos gordos. Estamos habituados a programas de tv em que colocam os gordos a fazer desporto, como se o desporto fosse a derradeira ferramenta para se emagrecer.
Muitos estudos dizem o contrário, pois embora seja necessário incluir actividade física no dia a dia para manutenção de um peso saudável, a verdade é que o aumento de actividade física está muitas vezes associado a um agravamento dos hábitos alimentares, podendo não ser uma mais valia na perda de peso de pessoas que não controlem a ingestão de alimentos.
O facto de se ser obeso também não quer dizer que não se faça desporto. Eu por exemplo desde criança experimentei muitos desportos e gosto. Ao longo da vida joguei futebol, fiz dança, natação, ginásio, karaté, ainda que as caminhadas sejam sem dúvida a forma de desporto mais recorrente.
Para mim o desporto não é algo para o físico, vejo-o sobretudo como algo para a mente. Sinto-me mais feliz e relaxada quando pratico e sinto-me irritada quando não o faço. Mantenho sempre algum nível de actividade física na minha vida quando me é possível e entendo o papel crucial que isso tem no meu bem estar.
Hoje li um artigo sobre duas atletas gordas nos jogos olímpicos e em como elas são no fundo importantes na alteração dos padrões de aceitação corporal, pois também elas são representantes da classe dos atletas.
Ainda neste tema houve também um nadador vaiado por estar com um físico desajustado daquilo que consideramos um "físico de desportista". Como se não bastasse o ter-se qualificado para estar ali, mas além de ser desportista, tem de se parecer desportista.
Os desportos moldam os corpos das pessoas que os praticam de forma diferente, no fundo não há um corpo de desportista, isso é uma concepção errada, há vários corpos muitos diferentes consoante o desporto que se pratica e atendendo a outras condicionantes.
Pessoalmente admiro muito os desportistas profissionais de todas as formas e feitios, são modelos a seguir, pela dedicação e espírito de sacrifício que são necessários nesse tipo de carreira.
E deixo-vos com uma piada...
Sem comentários:
Enviar um comentário