quinta-feira, 6 de julho de 2017

Um guarda-fatos de morte: "The Wardrobe To Die For"

Eu gosto muito de moda. Não sou uma fashionista mas tenho uma alma de coleccionadora então acabo por ser muito mais consumista do que desejaria.

Há algum tempo que tenho esta discussão com algumas pessoas que me dizem que eu devia reduzir o número de coisas que compro, que investir em qualidade é muito melhor.Eu canso-me rápido e isso sempre foi a minha desculpa em relação ao meu estilo de vida neste campo em particular, mas a verdade é provavelmente sou um pouco viciada no consumo como muitas das pessoas nos dias de hoje.

Não é que eu não saiba que a moda é uma indústria que explora pessoa, poluente, que pretende precisamente viciar-nos nesse acto de ter as coisas novas que se tornam velhas no preciso momento em que as compramos.

Em relação ao que uso, acabo por usar as mesmas coisas vezes sem conta, algumas coisas uma ou outra vez e algumas delas acabo por nem nunca usar, porque comprei apenas porque gosto sem ser porque tenho uma verdadeira necessidade na peça.

Hoje contudo cheguei a casa cansada, tenho estado doente e acabei por não conseguir sair, cancelei os planos (uma ida aos saldos com a minha irmã) e fiquei em casa com o cão a ver TEdx talks. Vi algumas que me relembraram deste problema e me deram vontade de ser diferente.
Vi também alguns vídeos em que youtubers se chamam minimalistas com 100 pares de sapatos e em que deitam fora uns quantos para depois usarem outras tendências. E dei comigo a pensar como nós como consumidores adoptamos as tendências de forma tão tola. O minimalismo é uma tendências? Então digo que sou minimalista mas no fundo só contribuo mais para o problema... As casas são mais pequenas? compra-se mais arrumação... Compra-se e deita-se fora sem usar.

No fundo aquela mensagem do Fight Club que está sempre atual... Para quem compramos nós o que compramos?


Da minha parte acho que as compras funcionam como uma terapia que tenho de mudar e canalizar para outra coisa. Assim decidi que só faço compras de novo em 2018, que durante este meio ano vou viver sem comprar roupa e acessórios. Eu sei não parece muito... Mas para mim é algo enorme... baby steps..

Aproveito para deixar aqui estas conversas fantásticas.





P.s. Sim eu sou do contra e contraditória, um dia estou feliz porque sou convidada para esta indústria, no seguinte estou contra a exploração do meio... Coisas a pensar num dia destes...

Sem comentários:

Enviar um comentário

How happy I was if I could forget

  How happy I was if I could forget How happy I was if I could forget To remember how sad I am Would be an easy adversity But the recollecti...